O Guia Lappcom Eleições Municipais 2024 é produzido por um conjunto de pesquisadores de diferentes universidades públicas, incluindo estudantes de vários níveis de formação, da graduação até o doutorado. Nosso objetivo é aumentar o acesso pelo eleitor a informações e análises qualificadas, estimulando dinâmicas de reflexão acerca da oferta de candidatos e discursos em cada município. Para isso, escolhemos municípios chave em cada região do Rio de Janeiro, desenhando os cenários eleitorais a partir de alguns pontos focais.
Na análise dos resultados de cada um das eleições de 2024 de 14 municípios presentes neste volume, traçamos um panorama geral dos principais nomes na disputa pela Prefeitura, apontando a trajetória do vencedor e de seus principais concorrentes, ou delineando o cenário para o segundo turno. Comparamos o resultado com as pesquisas eleitorais, para averiguar se houve alguma mudança inesperada na conjuntura, também analisamos as coligações eleitorais na eleição majoritária, verificando, na proporcional, as alianças e rearranjos nas Câmaras Municipais. Também comparamos a Câmara eleita em 2020 com a eleita em 2024, apontando as taxas de renovação e as bancadas de apoio e oposição à Prefeitura.
Nosso levantamento também buscou atentar para a representatividade de mulheres e pessoas não-brancas nas Prefeituras e Câmaras Municipais, trazendo dados retirados da Divulgação das Candidaturas. Além disso, levantamos as candidaturas ligadas a pautas como religião e segurança pública, verificando, em cada município, quais candidatos com nome de urna relacionado a essas funções — como “Pastor(a)”, “Delegado(a)”, “Capitã(o)”, etc. — foram eleitos no estado do Rio de Janeiro.
Outra dimensão de nossa análise é a relação dos atores municipais com outros atores relevantes nos cenários estadual e nacional, como a polarização entre o PT do presidente Lula e o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro vista em 2022, bem como os apoios do governador Claudio Castro (PL) e deputados federais de destaque como Dr. Luizinho (PP) e Washington Quaquá (PT), que foi eleito prefeito de Maricá. Buscamos compreender como apoios formais, coligações eleitorais, aparições na mídia e envio de emendas parlamentares podem ou não ter influenciado os resultados do pleito municipal em 2024.
- Coordenadora: Mayra Goulart
- Organizadores: Paloma Chaves, Victor Escobar e Tayná Paolino
- Editores: Alice Leal, Vítor Medeiros, Rayssa Veras e Isabel Uchôa
- Revisores: Alice Leal, Isabel Uchôa, Leonardo David, Rayssa Veras e Vítor Medeiros
- Diagramação: Petronilio Ferreira
Acesse o conteúdo clicando abaixo:


Deixe um comentário